Perguntas Frequêntes
Butano ou Propano?
![]() | ![]() |
Gás Butano | Gás Propano |
É a garrafa de gás mais adequada para aplicações domésticas, nomeadamente em fogões, esquentadores e aquecedores de interior. Pode ainda ser utilizada em atividades de lazer como cozinhar ao ar livre em barbecues. | É o mais adequado para grandes consumos ou situações que necessitem de pressões de funcionamento mais elevadas, tais como nos setores da hotelaria e restauração, na indústria e nos trabalhos no exterior. A garrafa de gás propano é bastante eficaz nalgumas situações de consumos doméstico em ambientes mais frios e para atividades de ar livre, como por exemplo, campismo, caravanismo ou também para cozinhar em barbecues. |
Tenho a botija de butano no exterior. Nos dias mais frios, o fogão e o esquentador não funcionam. Será um problema dos aparelhos?
Não. O gás butano tem dificuldade em se vaporizar (passar da fase líquida para a gasosa) em temperaturas ambiente baixas, na casa dos 0°C. Ou seja, o que está líquido dentro da garrafa permanecerá líquido, não podendo ser consumido pelos equipamentos. Nesta situação, deverá mudar para gás propano.
Apenas terá de instalar novos redutores nas botijas. Não precisa de efetuar alterações nos equipamentos de queima.
O que devo fazer se cheirar a gás ou se detetar uma fuga?
1.º Corte imediatamente o fornecimento de gás da garrafa, colocando o manípulo do redutor na posição fechado;
Se a fuga se inflamar e apenas se for seguro fazê-lo, tape imediatamente o local da fuga com um pano molhado em água;
2.º Contacte imediatamente o número 112. O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência. ;
IMPORTANTE: Se possível, coloque a garrafa ao ar livre.
3.º Ventile o local abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;
4.º Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;
5.º Não fume, nem faça lume;
6.º Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;
7.º Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga.
Posso trocar uma garrafa de outra marca?
Pode trocar, com certeza, e sem qualquer custo!
Lembre-se que agora precisa de um novo redutor para a sua nova garrafa.
Quantas garrafas de gás é permitido ter dentro de casa?
Segundo a Portaria nº 460 /2001 Artigo 3.º nº 1 " não é permitida a existência, no interior de cada casa, garagem ou anexo de habitação, área comercial ou outros serviços, de mais de quatro garrafas cheias ou vazias, cuja capacidade global exceda 106dm3, não devendo existir mais de duas garrafas por compartimento".
O que fazer com as garrafas que tenho em casa?
As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e devem ser devolvidas quando não estão a ser utilizadas, não devendo armazená-las em casa.
Para devolver as suas garrafas de gás, dirija-se ao mesmo revendedor onde as caucionou que, mediante apresentação do comprovativo do pagamento da caução, lhe restituirá o respetivo valor.
Nota: Quando lhe for exigido o pagamento do valor da caução da(s) garrafa(s) de gás, solicite sempre um talão comprovativo desse pagamento e guarde-o em local seguro. Irá precisar dele quando quiser devolver a(s) garrafa(s).
O que significa a legenda na mangueira que liga o redutor ao fogão/esquentador?
Os números indicam a validade da mangueira, entre outros. De facto, as mangueiras utilizadas como conectores maleáveis, no início ou na parte final da instalação de gás, apresentam uma validade.
As mesmas devem ser substituídas perto do final desta data. Este conector não pode ter mais de 1,5 metros de comprimento.
Que normas de segurança devo ter em conta na utilização do gás em garrafa?
- Deve verificar sempre se as garrafas cheias que lhe são entregues estão seladas;
- Utilize sempre as garrafas de pé;
- Nunca guarde ou utilize garrafas em caves ou perto de grelhas ou esgotos;
- Se transportar uma garrafa de gás, faça-o colocando obrigatoriamente a garrafa na posição vertical assente sobre a sua base;
- Sempre que mudar a garrafa, esteja atento a possíveis fugas que se detetam pelo cheiro característico. Se possível, verifique as ligações com espuma e sabão nunca faça lume para esta verificação;
- Ao instalar aparelhos de queima (fogões, esquentadores, etc.) faça-o recorrendo à Peça Gás que dispõe de técnicos credenciados de forma a assegurar que os mesmos são instalados por pessoas competentes em condições de segurança;
- Leia sempre as instruções de funcionamento e segurança dos aparelhos antes de utilizá-los pela primeira vez.
Galp – Que diferenças existem entre a garrafa de butano tradicional e a garrafa Pluma?
Sendo ambas as garrafas de gás butano, a principal diferença é que a Pluma tem um design sofisticado e único, e é bastante mais leve; vantagens que tornam o seu transporte mais cómodo e fácil.
Os preços das duas garrafas são idênticos, no entanto, tenha em conta que a Pluma tem menos 1 kg em gás.
Moro num prédio com mais de 28 metros de altura, posso ter gás engarrafado?
Não. A lei proíbe a utilização de gás de garrafa em “prédios de grande altura”, ou seja, com mais de 28 metros de altura – medidos da via de acesso ao último piso de habitação.